Nossa atualidade sofre com o número crescente de pessoas com ansiedade. Geralmente o quadro vem com aceleração constante da mente, em meio os desafios da vida. Durante o processo, os pequenos sinais se tornam rotineiros, mas geralmente só quando chega ao ponto extremo, é que se começa a procura por soluções.
Não há fórmulas mágicas para o equilíbrio pessoal, quando a ansiedade chega a dar sinais de fato no corpo físico, já é um grande pedido de socorro da suas emoções e sentimentos em estado disfuncional completo.
O primeiro passo é parar e tentar perceber o que está gerando o quadro, mas muitas vezes não temos condições de efetivar essa autoanálise, então busque ajuda profissional.
Vou deixar aqui algumas ações que podem te auxiliar nesse processo:
1) Reconheça seus sentimentos: O primeiro passo é reconhecer e aceitar que você está com ansiedade. Não há problemas em sentir-se assim, isso não te define como pessoa. Permita-se experimentar e expressar suas emoções.
2) Pratique o automor: Trate-se com amor e carinho. Esse processo é desafiador mas não é eterno. Permita-se se recarregar suas energias sempre que se sentir sobrecarregado. Redefina o ritmo de sua rotina e principalmente comece a perceber o que lhe alegra colocando foco no que te faz bem.
3) Não tenha receio de pedir ajuda, converse com amigos, busque referencias de profissionais, compartilhe suas dúvidas e questões com sua família.
4) Pratique exercícios de respiração conscientes: Esses exercícios te auxiliam no autocontrole minimizando os sintomas físicos. O controle da sua respiração te auxilia na crise e a prática diária de exercícios respiratórios e meditativos, potencializam seu restabelecimento.
5) Mesmo que durante o seu tratamento seja necessário remédios alopáticos no seu processo, busque alternativas naturais como florais, aromaterapia e fitoterapia. Além de potencializar o tratamento convencional, as possibilidades naturopatas não causam dependência.
Os remédios se fazem necessários na maioria dos casos, mas a medida que há identificação das causas e o trabalho de reequilíbrio é constante, percebemos essas medicações não precisam ser eternas na grande maioria dos casos.
6) O seu foco direciona a sua vida. Busque focar nas soluções das questões que te preocupam, e não mais nos problemas.
Respeite sem julgamento o seu ponto de vista, mas se abra a novas formas de abordar a vida. Muitas vezes, o caminho é bem mais leve do que parece. Permita-se!
7) Comemore as pequenas vitórias diárias, pratique o que lhe faz sorrir e o que lhe aquece o coração. Se você está vivenciando desafios é porque pode vencê-los. Fortaleça sua vontade de superar seu momento, amando-se, afinal, você é o protagonista da sua história!
Por Zenaide Ferrêeira
Comments