Embora assolem o Mundo os casos de Depressão, há muito ainda a ser dito até termos mais clareza sobre o assunto.
Em nossa rotina cruzamos com muitos deprimidos e nem notamos, pois dependendo do nível do depressivo ele consegue "disfarçar" o seu estado, embora seja em desafio constante. Mas, afinal, o que sente o depressivo? Como ajudar?
São inúmeras as maneiras mas, o primeiro passo para ajudar alguém que passa pela depressão, é não menosprezar a sua dor. Sim, ainda há quem veja como fraqueza ou "frescura", e até ironize o fato. A dor emocional da depressão pode ser tão forte que por vezes o individuo não acha sentido para continuar vivendo.
A terapia tende a ajudar através de técnicas, identificando a causa raiz e os gatinhos.
A Naturopatia através de Florais, Aromaterapia e a Fitoterapia, vêm fazendo a diferença, dando a base e o impulso para a deprimido ganhar forçar para superar o estado emocional.
Mas, há situações que além da terapia, é imprescindível a ajuda de um psiquiatra, nesses casos, recomendamos sempre um médico integrativo, pois esse profissional além de entrar com a medicação necessária, vai ter uma análise profunda sobre o estado do paciente, e não apenas indicar uma medicação.
Outro ponto de ajuda importantíssimo é o estimulo e o acolhimento do paciente pelos familiares, convidando para uma simples conversa, um passeio ou fazer algo que seja do agrado de quem não tem vontade de sair da cama. Estimular a criar hábitos saudáveis como esportes, por exemplo, pode ser um grande estímulo desde que seja algo que o depressivo goste de fazer.
Quando se passa por esse estado, nada deve ser "forçado" ou exigido, o segredo é estimular a superação com boas palavras, acolhimento, carinho e amor, além de apoio terapêutico e clinico, para a superação desse estado.
A maioria dos casos acontecem em seguidas a desafios extremos, relações pessoais difíceis e/ou abusivas, e até mesmo em rotinas sem coerência a objetivos pessoais. O luto também é outro momento onde a depressão se faz presente, enfim, as causas precisam de percepção para serem trabalhadas, superadas e ressignificadas, até que o individuo volte a ter paz.
Por: Zenaide Ferreira
Comments