A teoria e prática da cristaloterapia se baseiam nos efeitos curativos e restauradores de cristais especiais, aplicados em determinadas áreas do corpo. Esses elementos naturais possuem propriedades terapêuticas, que ajudam a restaurar o equilíbrio físico e emocional.
O conhecimento sobre o poder dos cristais é milenar. Nossos ancestrais já conheciam e sabiam usar as propriedades curativas dos cristais. Os egípcios antigos também cultivavam o uso de cristais, além de outras antigas civilizações. Atualmente, os resultados dessa prática têm atraído até mesmo médicos naturistas e holísticos.
Os benefícios da cristalterapia
A utilização de cristais e pedras preciosas em processos de cura, também chamada de gemoterapia e cristalterapia, apresentam muitos aspectos positivos. Veja alguns motivos para você investir nessa técnica:
Os cristais ou pedras têm propriedades que auxiliam na cura, desde que sejam aplicados e energizados de maneira adequada;
Eles podem desbloquear e reequilibrar emoções e energias, aliviando sentimentos negativos e potencializando as boas sensações;
Tais elementos podem ser utilizados em combinações com outras práticas positivas, como meditação e incensos naturais;
Proporcionam a ativação de energia e reequilíbrio dos chakras (centros de energia do corpo). Em geral, a cor do cristal corresponde à cor do chakra em que deve ser aplicado;
Se utilizados em ambientes, certos cristais ajudam a promover a harmonia e paz para aqueles que estão no local.
Significados dos cristais e suas principais propriedades curativas
É comum que algumas pessoas relatem sensações enquanto os cristais são aplicados, como, por exemplo, calor e visualizações de cores. Existem terapeutas que utilizam essa técnica em combinação com outras terapias holísticas, como o Reiki, terapia com florais, aromaterapia, entre outros.
Vale lembrar que a cristalterapia também pode ser autoaplicada em momentos de meditação, ou inserindo esses elementos poderosos em ambientes ou acessórios. Nesse último caso, podem virar verdadeiros amuletos.
Veja os principais significados e propriedades de algumas pedras:
Ametista: auxilia na abertura do canal de espiritualidade e da intuição. Por isso, é relacionada ao chakra do terceiro olho (ajna). Tem efeito protetor e calmante, podendo auxiliar em problemas como insônia, sinusite, tensão, dor e cicatrização.
Citrino: essa pedra é bastante benéfica para o aparelho digestivo. Também chamado de cristal da prosperidade, é uma ótima escolha para ambientes de trabalho.
Lápis-lazuli: indica para o desenvolvimento espiritual e também para aqueles com problemas de comunicação. Amor, paz, harmonia, cura espiritual, energética e física. Quem é que não deseja tudo isso? Esse é o poder da pedra Lápis-Lazúli, conhecida por sua grande intensidade que traz mais iluminação para diversos setores de nossas vidas. Descubra mais sobre o poder do lápis-lazuli.
Quartzo branco: ótima escolha para utilizar na meditação, esse cristal é estimulante, equilibrador, ativador e desativador de energias.
Quartzo rosa: já essa pedra é calmante e harmonizadora. Ajuda a resgatar elementos importantes como o afeto e a autoestima, sendo relacionada ao chakra do coração. Por outro lado, ameniza ansiedade, depressão, insônia, e agressividade.
Quartzo verde: Pedra da saúde e vitalidade, assim, esse quartzo é bastante aplicado em processos de cura de doenças e combate ao estresse.
Topázio: ajuda a elevar o grau de consciência e espiritualidade. Esse cristal é indicado para o aparelho respiratório.
Você também pode trazer as propriedades dos cristais para sua rotina, através do uso pessoal em pulseiras e cordões até mesmo em brincos. Antes de usar, verifique se as propriedades estão em sintonia com suas necessidades emocionais do dia e aproveite pois além de curativo, são de muito bom gosto.
Por Zenaide Ferreira
Comments